quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por favor, sigam a fila!

         Costumo observar muito as pessoas, não por isso deixo de observar meus próprios comportamentos, hábitos e atitudes, inclusive, estimula a me policiar, assim evitando erros simples, mas que seriam ruins.
Quais seriam esses erros "simples"? Trabalhei por 9 meses na SMA de Diadema, esta secretaria está situada no loteamento Inamar, pra chegar até lá eu pegava ônibus de casa ao centro de Ribeirão Pires, trem à Santo André, troleibus à Piraporinha - Diadema e, aí um ônibus ao Jd Inamar. 
Longe percurso, propício pra ver todos os tipos de seres, até mesmo os mais inesperados. Acho que nesse percurso eu passava por pessoas com todas as profissões e trabalhos existentes, ainda mais, talvez passava por pessoas de todos os estados do Brasil. Já era de se esperar, eu teria nesse local o maior tempo da minha vida para ouvir críticas positivas e negativas direcionadas ao meu visual e certamente ouvi!  Desde ser chamado de "boi", de vagabundo a rebelde intelectual, etc.  Não digo que perdi algo com isso, nem mesmo com críticas negativas. 
         Percebi nesse tempo que o trem, mesmo lotado, poucas pessoas se falavam; como disse Zeca Baleiro "Mais sozinho que um paulistano", é isso mesmo! Dez pessoas onde cabem cinco, porém solitárias, dentro de sí, e claro, com fones de ouvido. (Ah!, um dia um senhor estava escutando "Breathe" do Prodigy).
Antes de trabalhar em Diadema, trabalhei por 2 anos e 15 dias na Zona Norte de São Paulo, a partir do dia 08 de agosto de 2006, agora me perguntem quantas críticas negativas eu ouvi?! Mais de 50, até que poucas dependendo do ponto de vista. Agora me perguntem quantas pessoas eu conheci e fiz amizade, por acaso, no modo "assunto de elevador"?!  Nenhuma.  

         O que observei nesse tempo, um comportamento coletivo muito comum nesses dois percursos é ser empurrado por uma ou vinte pessoas que você nem conhece. Quando vai entrar em algum transporte público desordenado isso é comum em SP. Isso na rua é um insulto, nos transportes de São Paulo é uma ajudinha. Cortar fila em banco, supermercado é uma coisa quase inexistente, já no ponto de ônibus de Piraporinha com sentido a Santo André, a fila é um sonho. Um segundo de atraso e você leva uma bela cotovelada na nuca.  Ética e moral nesse local é guardada em algum canto, pra que não caia ao subir no ônibus, só pode. Mas as risadas do povo voam como pombos brancos. Estranho!

Uma das coisas mais engraçadas que vi, foi uma conversa entre duas meninas, falando mal de um moleque que desejava uma delas, falando mal mesmo, chegava a dar medo. O pior é que citavam nome. No outro dia, lá estavam as duas falando que "fulano" queria encontrá-la, mas que o enrolou. Minutos após, chega um "carinha", cumprimenta-as e elas ficam rosadas. Começaram a conversar como se fossem grandes amigos, e, citaram novamente o nome do infeliz! Era o mesmo do assunto anterior. 
Depois disso passei a temer as mulheres quando estão em grupo. É igual hiena, uma sozinha não derruba um búfalo. Chega de falar de locais com alta densidade de pessoas. 

          Há anos pegando ônibus em Paranapiacaba, um dos locais mais calmos do Grande ABC, era de se esperar comportamentos diferentes por lá, que pelo menos o indivíduo que pega "trenzão" no Brás, deixe seus costumes lá na grande cidade. Mas não acontece isso, é comum vermos pessoas cortando fila na cara dura. Eu aprendi que numa fila, se você está em primeiro lugar, você ficara em primeiro lugar, se chegou em último, será o último enquanto não chegar ninguém depois. Lá isso anda não funcionando. Do mesmo jeito que as pessoas sentam em local reservado em transportes público. O pior é que quando as pessoas comentam, generalizam dizendo "jovem É tudo sem educação, sem respeito" e olhando na direção de qualquer jovem que estiver por perto. O que eu tenho haver com isso? Eu nem sento em locais assim, sempre digo que se eu sentar, vai aparecer um dos colonizadores do Brasil olhando na minha direção com cara de choro. 
O certo seria até acrescentar um símbolo sinalizando o assento à pessoas "Sem respeito" , pois isso é uma deficiência. Só não é física, mas é uma deficiência. 

          Se você é uma pessoa com mais de 100 anos e está lendo essa página, saiba que eu adoro conversar com pessoas da melhor idade, sempre me ensinam algo, apesar que as vezes teimam no que acreditam, mas mesmo assim gosto. Saiba que quando for criticar atitude ou comportamento de jovens, estará errando se generalizar, não me olhe quando for criticar fumantes, quando criticar funkeiros, quando criticar emos, quando criticar quem falta com ética em filas. 


Chega de assuntos inúteis por hoje, mas se você leu até o fim, que isso sirva pra que você raciocine quando estiver prestes a entrar no trem, ônibus, pegar filas, etc. Se você tem esse comportamento, espero que tenha sentido um estímulo pra mudar.  

O Cambucí e a Rota Gatronômica na RBCV





  O Cambucizeiro ou cambucí (Campomanesia phaea - Berg), tem um fruto apreciado por aves maiores e também pelo homem, é da família Myrtaceae, a mesma família a qual pertencem jabuticaba, araçá, gabiroba, cambucá,  goiaba, pitanga e também os Eucaliptus spp, que naturalmente são endêmicos da Austrália. O Cambucí ocorre naturalmente em poucas áreas no Rio de Janeiro e, grande parte na Serra do Mar de São Paulo. Segundo alguns pesquisadores, seu fruto já era utilizado pelos bandeirantes, daí a origem do bairro Cambucí na cidade de São Paulo. Um uso já tradicional é curti-lo em cachaça, muitas pessoas que talvez acham que não viram esse fruto, podem tentar se recordar de garrafas de frutos curtidos, se já viu vários, provavelmente já viu o Cambucí. 


(Ilustração Maria Cecilia Tomasi)

Em minha região, os frutos amadurecem entre maio e abril, normalmente, mas de acordo com relatos, na região de Paraibúna - SP, frutificam no mês de novembro também. 
Meu pai plantou uma muda há 3 anos, na região de Paula Cândido - MG, em fevereiro a árvore já estava com frutos maduros e flores. Quando retornou no mês de julho, ainda estava com flores e frutos amadurecendo. Enquanto isso, um cambucizeiro também estava com frutos aqui em Ribeirão Pires - SP. Coisas para se estudar. 
Talvez haja uma influência do micro-clima. O Cambucí é uma espécie secundária tardia, mas que resiste plantio em áreas abertas. Plantando-o em área aberta, com poda de crescimento, talvez seja o que facilite muito e adiante esse processo.  

Normalmente quando estou trabalhando com monitoria ambiental e surge assunto sobre o cambucí, costumo perguntar quem já provou o fruto, normalmente menos de 25% das pessoas já provaram, quando pergunto sobre o suco, aumenta um pouco essa porcentagem. Mas as oportunidades não faltam. E em breve...
              
           A Rota Gastronômica do Cambuci, é uma iniciativa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV-CSP, Associação Holistica de Participação Comunitária Ecológica – AHPCE, Instituto H&H Fauser para o Desenvolvimento Sustentável e a Cultura. Tem como príncipais objetivos difundir o uso do fruto, incentivar o plantio e a geração de renda a partir destas práticas. Essa rota é realizada entre os meses de março e setembro, nos municípios de Santo André, na vila de Paranapiacaba, em Rio Grande da Serra, Paraibúna, Salesópolis, Ilha Bela e São Paulo.  (Espero não ter esquecido de citar algum município) 

         Nos dias 16 e 17 de outubro, das 10h às 16hacontecerá a cerimônia de fechamento desta rota no Espaço Gourmet do Mercado Municipal, situado na Av. Cantareira, 306 - Pq Dom Pedro II. Neste evento será entregue o Prêmio Cambucí de Sustentabilidade, além de aulas voltadas ao preparo de preparo de doces com o fruto. Para as aulas, é necessário inscrever-se através do telefone: 3228-6363.  Confiram! 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

1.353.820 pessoas se declararam idiotas.

Neste domingo, 3 de outubro, não tinha muitas esperanças de ver bons candidatos serem eleitos. O povo passa a vida reclamando da política, mas muitas vezes, quase sempre, se esquecem que quem faz a política somos nós mesmos. Não é o presidente, não é senador, deputado, governador, não é prefeito, não é vereador, o atendente do gabinete. Fazemos o mal para populações, comunidades e, até para a sociedade apenas utilizando-se de no máximo um dedo e em menos de 30 segundos por pessoa, destruímos um futuro.

De umas eleições pra cá se tornou moda qualquer um se candidatar. Por mais que o candidato seja ruim, pelo menos que não declare abertamente. Coisa que nessa eleição eu vi, muitos viram. 
Conheço algumas pessoas que disseram que votariam no Excelentíssimo sr. Tiririca (olha o modo que devemos nos referir à ele agora, que maravilha!), eu prefiro não acreditar que realmente votaram nele. Mas de qualquer modo, nem comentarios brincando que votaria nele eu fiz, faço ou farei. Política é coisa séria, e por conta da brincadeira de muitas pessoas, o Brasil continuará com grandes problemas.

Em momento algum eu disse que ele será um péssimo deputado federal, afinal de contas, eu não sei como ele é quando não está de personagem; mas não acredito que seja um ótimo, nem bom deputado. Eu acho!
O problema não está de modo algum no digníssimo deputado federal, ele só fez a besteira de se candidatar e aí o maior erro é que mais de 1 milhão de idiotas votaram nele. Prefiro acreditar que foi apenas brincadeira, que votaram pensando que seria um voto nulo. Mesmo assim é se arriscar demais. 

Pra isso que serve a democracia, daqui 4 anos teremos coisas piores, apostem! 

Agora indo ao assunto de presidência, torci muito para a grande Marina Silva, não voto em partidos, mas sim em pessoas, analiso os ideais, a história a longo prazo, o modo de se portar em debates, os sinais da pessoa, as respostas firmes e na ponta da língua, sem lero-lero.  Não vou falar de partido, nem de candidatos, mas novamente dos eleitores. Veja o quadro abaixo. 




Como pode essa quantidade de pessoas votarem em branco? Que votassem nulo!
Acho que quando formos falar "Eu liguei o fuck off", poderíamos dizer "Eu cliquei no branco". Daria a mesma, é atitude de pessoas que está no estado "tanto faz". O que mais impressiona é que são três milhões, 497 mil e 255 pessoas! Muita gente! Não é uma meia-dúzia! 

Minhas condolências ao povo que como eu escolheu um candidato sério ou votou nulo! 

Foto Tiririca - blog: http://glaucocortez.com/

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Serviços Ambientais


          Esse termo que vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas com interesses na área científica do meio ambiente, ainda é pouco conhecido por grande parte da sociedade, acaba ficando mais restrito à comunidade científica, porém aos poucos vai alcançando as pessoas que se interessam por estudos de educação ambiental, curiosidades sobre árvores, água, etc.

         Este post tem como objetivo explicar um pouco sobre o que são esses "Serviços Ambientais", de forma mais clara possível. Importante também mostrar a importância desses serviços e exemplificar a relação que existe entre esses serviços.

           Os Serviços Ambientais são todos os bens que os ecossistemas nos fornecem, esses são responsáveis pela nossa qualidade de vida.
Podemos dividir esses serviços em 4 categorias: Serviços Ambientais de Provisão; Regulação; Culturais, e de Suporte.



Exemplos de Serviços Ambientais:
  • Provisão: Água,  Alimentos, Fibra, Madeira, Princípios Ativos, Combustíveis, Recursos genéticos, etc.
  • Regulação: Regulação do Clima, Purificação do Ar, da Água, Controle de Vazão das Águas, Controle de doenças, Controle de Desastres Naturais e Controle de Erosão e Enchentes.
  • Culturais: Os  Lazer, Educação, Recreação, Espiritualidade, Simbolismo e Inspiração.
  • Suporte:  Formação de solo, Ciclagem de nutrientes, Processos ecológicos e produção primária.

          Você consegue imaginar determinadas regiões sem um desses itens? 
          Sim, é fácil imaginar, mas não numa boa situação.  
        
        Exemplificando: Uma região com uma água de baixa qualidade, faz com que as pessoas tenham que caminhar por quilômetros para buscá-la em locais onde tenha maior disponibilidade e qualidade. Uma região com ar de má qualidade, como existe em grandes centros urbanos é comum que haja uma grande quantidade de pessoas com problemas respiratórios. Normalmente esses grandes centros não tem uma grande quantidade de áreas verdes; as árvores são responsáveis por seqüestrar o CO², reter umidade, pela evapotranspiração levar à atmosfera uma grande quantidade de água e assim melhorar a qualidade do ar, também são responsáveis pelo conforto térmico.

        A ausência ou a pouca quantidade de árvores nas grandes cidades, por exemplo centro de São Paulo, forma o que conhecemos por “Ilhas de Calor”. Estudos já conseguiram encontrar diferenças de até 10ºC numa distância de 10kms. Essas ilhas interferem no regime de chuvas da cidade.
Em contrapartida à esse efeito, já existe lei em São Paulo que prevê plantio de árvores em combate as Ilhas de Calor. O projeto é conhecido como Ilhas Verdes. Um exemplo de grande importância é o Mapa Thermal da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, realizado no ano de 2008. No mapa que tenho, vejo uma área da cidade de São Paulo com 38ºC e a região onde moro com 21,36ºC. As regiões próximas às represas chegam a 20ºC. Essas medidas são de superfície, então provavelmente nos pontos mais quentes a sensação térmica é de mais calor.
Está aí a importância de plantar árvores próximas às casas em áreas de grande urbanização.  Essas são responsáveis pelo conforto térmico que muitas vezes não levamos em consideração sua importância.
Segundo uma pesquisa, algumas árvores conseguem manter um conforto climático de 4 horas no raio de 10 metros, sem ela esse tempo seria menos que 1 hora. Além disso, outro estudo mostra que uma árvore equivale de 5-6 aparelhos de ar-condicionado ligados por 24 horas.

        São inúmeras vantagens em plantar uma árvore no quintal de casa, sem deixar de levar em consideração o tamanho que a árvore alcançará, para que não atinja a fiação elétrica. Além de atrair avifauna, plante alguma que os frutos são apreciados pelos humanos.

       A conservação e preservação ambiental é a melhor alternativa para que tenhamos a continuidade dessa prestação de serviços ambientais. O poder público faz esforços por isso, mas é também responsabilidade de cada indivíduo. 

Utilizei para a construção desse post uma apresentação de ppt do atual Diretor do Instituto Florestal, lembranças de palestras ministradas por ele, lembranças de reuniões do Bureau do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde e, de palestras no Seminário de Áreas Verdes da SVMA no ano de 2009. Muitas coisas podem ser encontradas na internet, por exemplo o estudo sobre o conforto climático provido por árvores.