quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conduta em Transporte Público

Resolvi falar aqui sobre umas coisas que me deixam tenso ao ver. Muitas pessoas não tem noção nenhuma como se portar em público quando estão sóbrias, e sobre estes que vale a pena falar, pois não escrevo para bêbados. Afinal de contas, alguém aqui já tentou ler algo depois de beber meia garrafa de vodka? Não, é provável que não!



Você está há uma semana sem ver seu parceiro, seu amor, seu "tchuco-tchuco", e talvez uma semana sem...
Se vocês pegam o trem ou ônibus juntos, vocês precisam sentar um no colo do outro? Precisam se beijar de maneira mais calorosa do que atores no filme Titanic?   Pense nisso!

Você está cansado de passar o dia ouvindo reclamações de clientes e patrão, está indo embora e querendo curtir um som. Pega o trem às 18h31min., lotado! Alguém é obrigado a ouvir a mesma música que você? 
Afinal de contas, funk está na moda, mas moda entre determinada faixa etária. No trem existem pessoas de meses de vida à 60 anos de idade. 

Você bebeu, por isso não foi de carro pra balada, aliás, não foi porque estava sem carro. Bebeu e por isso está feliz. Muitas pessoas ao beberem e ficarem felizes tentam ser comediantes voluntários. Mas pense, pessoas que pegam trem estão no trem a lazer? Estão cansados do trabalho? Ou foram andar de trem pra escutar gente querendo ser engraçada sem sucesso? Pense nisso na próxima vez que beber. 

Você acordou com o pior humor do planeta, pegou o trem ou ônibus atrasado, seu(sua) parceiro(a) dormiu de calça jeans e aí ao se sentar, vê uma pessoa cheia de piercings ou tatuagem. Eu sei que você vai dizer que é um vagabundo! Pergunte-se sobre a qualidade da sua bola-de-cristal. (Saiba também que existem pesquisas que afirmam que a falta de colesterol causa mal-humor. Só não me pergunte se é HDL ou LDL)

Nos transportes tem sempre uma placa indicando o assento reservado para pessoas com algum tipo de deficiência física ou restrição de mobilidade. Portanto nos outros bancos, senta qualquer um. Se você quer que alguém se sente, não julgue quem deve se levantar. Afinal de contas no trem existem pessoas que acordam cedo, trabalham, vão pra faculdade e depois tem que pegar trem novamente. Não é pela idade que você deve dizer quem levanta ou não, nem por aparências. Leve a pessoa até o assento reservado. 

Os transportes públicos não são transportes particulares, está na cara, é óbvio, devemos até usar um ridículo pleonasmo pra explicar. Portanto, se você quer deixar lixo no cantinho, deixe no cantinho dos seus dentes, no cantinho da sua mochila ou bolsa, no cantinho do seu bolso, sei lá! 

Se você quer tirar uma fotografia no trem ou ônibus, lembre-se que quem estiver por perto vai ficar tenso, evitando sair na foto. Então perceba isso e evite!

Se você está com tosse e tem que pegar ônibus, por favor, tape a boca ao tossir, uma vez um cara tossiu na minha nuca, foi pior do que o dia que quebrei o braço! Por favor, não façam isso com ninguém, nem com um inimigo. Isso é ainda pior quando é de homem pra homem. Se fosse uma mulher linda, eu teria depois protegido minha nuca com plástico film pra ficar dias sem lavar.

Homem que tiver os testículos com um tamanho avantajado, deve ficar de pé, nenhum cara magro como eu é obrigado a ficar espremido só porque você quer ir confortavelmente de pernas abertas. Ah! se tiver de bermuda e perna peluda, não encoste em ninguém, as pessoas sempre odeiam, só não dizem.


Outras rápidas: Não olhe diretamente nos olhos de outra pessoa, ela vai achar que você não foi com a cara dela, a conhece ou a deseja. Vai variar de acordo com sua expressão facial. 

Se você estiver meio ruim do intestíno, estiver com gases, nunca se arrisque a soltá-los ao mesmo tempo em que escuta seu mp3, mp4, mp5-20 alto. Quer saber o porque? Teste e veja você mesmo! 

Se o transporte estiver muito lotado, proteja suas partes íntimas, nem pelo risco de abusarem de você, se você for homem e alguém esbarra sem querer e grita "ele abusou de mim", você é um homem morto. Briga em locais assim se parecem com refeição de piranhas. 

Sempre que tiver que atravessar a multidão, tente virar de costas para as costas da outra pessoa, nunca tente passar de frente para as costas da outra. É tenso e traumatizador. 

Se for comer algo no trem, que seja uma coisa comum, não pururuca! Se deixar cair, recolha e coloque numa sacolinha. Bons exemplos são sempre lucrativos.

Se você é uma pessoa que não votou 2222 nessas eleições de 2010, mas ainda faz essas coisas que citei, por favor, pense nisso! 

Por favor, sigam a fila!

         Costumo observar muito as pessoas, não por isso deixo de observar meus próprios comportamentos, hábitos e atitudes, inclusive, estimula a me policiar, assim evitando erros simples, mas que seriam ruins.
Quais seriam esses erros "simples"? Trabalhei por 9 meses na SMA de Diadema, esta secretaria está situada no loteamento Inamar, pra chegar até lá eu pegava ônibus de casa ao centro de Ribeirão Pires, trem à Santo André, troleibus à Piraporinha - Diadema e, aí um ônibus ao Jd Inamar. 
Longe percurso, propício pra ver todos os tipos de seres, até mesmo os mais inesperados. Acho que nesse percurso eu passava por pessoas com todas as profissões e trabalhos existentes, ainda mais, talvez passava por pessoas de todos os estados do Brasil. Já era de se esperar, eu teria nesse local o maior tempo da minha vida para ouvir críticas positivas e negativas direcionadas ao meu visual e certamente ouvi!  Desde ser chamado de "boi", de vagabundo a rebelde intelectual, etc.  Não digo que perdi algo com isso, nem mesmo com críticas negativas. 
         Percebi nesse tempo que o trem, mesmo lotado, poucas pessoas se falavam; como disse Zeca Baleiro "Mais sozinho que um paulistano", é isso mesmo! Dez pessoas onde cabem cinco, porém solitárias, dentro de sí, e claro, com fones de ouvido. (Ah!, um dia um senhor estava escutando "Breathe" do Prodigy).
Antes de trabalhar em Diadema, trabalhei por 2 anos e 15 dias na Zona Norte de São Paulo, a partir do dia 08 de agosto de 2006, agora me perguntem quantas críticas negativas eu ouvi?! Mais de 50, até que poucas dependendo do ponto de vista. Agora me perguntem quantas pessoas eu conheci e fiz amizade, por acaso, no modo "assunto de elevador"?!  Nenhuma.  

         O que observei nesse tempo, um comportamento coletivo muito comum nesses dois percursos é ser empurrado por uma ou vinte pessoas que você nem conhece. Quando vai entrar em algum transporte público desordenado isso é comum em SP. Isso na rua é um insulto, nos transportes de São Paulo é uma ajudinha. Cortar fila em banco, supermercado é uma coisa quase inexistente, já no ponto de ônibus de Piraporinha com sentido a Santo André, a fila é um sonho. Um segundo de atraso e você leva uma bela cotovelada na nuca.  Ética e moral nesse local é guardada em algum canto, pra que não caia ao subir no ônibus, só pode. Mas as risadas do povo voam como pombos brancos. Estranho!

Uma das coisas mais engraçadas que vi, foi uma conversa entre duas meninas, falando mal de um moleque que desejava uma delas, falando mal mesmo, chegava a dar medo. O pior é que citavam nome. No outro dia, lá estavam as duas falando que "fulano" queria encontrá-la, mas que o enrolou. Minutos após, chega um "carinha", cumprimenta-as e elas ficam rosadas. Começaram a conversar como se fossem grandes amigos, e, citaram novamente o nome do infeliz! Era o mesmo do assunto anterior. 
Depois disso passei a temer as mulheres quando estão em grupo. É igual hiena, uma sozinha não derruba um búfalo. Chega de falar de locais com alta densidade de pessoas. 

          Há anos pegando ônibus em Paranapiacaba, um dos locais mais calmos do Grande ABC, era de se esperar comportamentos diferentes por lá, que pelo menos o indivíduo que pega "trenzão" no Brás, deixe seus costumes lá na grande cidade. Mas não acontece isso, é comum vermos pessoas cortando fila na cara dura. Eu aprendi que numa fila, se você está em primeiro lugar, você ficara em primeiro lugar, se chegou em último, será o último enquanto não chegar ninguém depois. Lá isso anda não funcionando. Do mesmo jeito que as pessoas sentam em local reservado em transportes público. O pior é que quando as pessoas comentam, generalizam dizendo "jovem É tudo sem educação, sem respeito" e olhando na direção de qualquer jovem que estiver por perto. O que eu tenho haver com isso? Eu nem sento em locais assim, sempre digo que se eu sentar, vai aparecer um dos colonizadores do Brasil olhando na minha direção com cara de choro. 
O certo seria até acrescentar um símbolo sinalizando o assento à pessoas "Sem respeito" , pois isso é uma deficiência. Só não é física, mas é uma deficiência. 

          Se você é uma pessoa com mais de 100 anos e está lendo essa página, saiba que eu adoro conversar com pessoas da melhor idade, sempre me ensinam algo, apesar que as vezes teimam no que acreditam, mas mesmo assim gosto. Saiba que quando for criticar atitude ou comportamento de jovens, estará errando se generalizar, não me olhe quando for criticar fumantes, quando criticar funkeiros, quando criticar emos, quando criticar quem falta com ética em filas. 


Chega de assuntos inúteis por hoje, mas se você leu até o fim, que isso sirva pra que você raciocine quando estiver prestes a entrar no trem, ônibus, pegar filas, etc. Se você tem esse comportamento, espero que tenha sentido um estímulo pra mudar.  

O Cambucí e a Rota Gatronômica na RBCV





  O Cambucizeiro ou cambucí (Campomanesia phaea - Berg), tem um fruto apreciado por aves maiores e também pelo homem, é da família Myrtaceae, a mesma família a qual pertencem jabuticaba, araçá, gabiroba, cambucá,  goiaba, pitanga e também os Eucaliptus spp, que naturalmente são endêmicos da Austrália. O Cambucí ocorre naturalmente em poucas áreas no Rio de Janeiro e, grande parte na Serra do Mar de São Paulo. Segundo alguns pesquisadores, seu fruto já era utilizado pelos bandeirantes, daí a origem do bairro Cambucí na cidade de São Paulo. Um uso já tradicional é curti-lo em cachaça, muitas pessoas que talvez acham que não viram esse fruto, podem tentar se recordar de garrafas de frutos curtidos, se já viu vários, provavelmente já viu o Cambucí. 


(Ilustração Maria Cecilia Tomasi)

Em minha região, os frutos amadurecem entre maio e abril, normalmente, mas de acordo com relatos, na região de Paraibúna - SP, frutificam no mês de novembro também. 
Meu pai plantou uma muda há 3 anos, na região de Paula Cândido - MG, em fevereiro a árvore já estava com frutos maduros e flores. Quando retornou no mês de julho, ainda estava com flores e frutos amadurecendo. Enquanto isso, um cambucizeiro também estava com frutos aqui em Ribeirão Pires - SP. Coisas para se estudar. 
Talvez haja uma influência do micro-clima. O Cambucí é uma espécie secundária tardia, mas que resiste plantio em áreas abertas. Plantando-o em área aberta, com poda de crescimento, talvez seja o que facilite muito e adiante esse processo.  

Normalmente quando estou trabalhando com monitoria ambiental e surge assunto sobre o cambucí, costumo perguntar quem já provou o fruto, normalmente menos de 25% das pessoas já provaram, quando pergunto sobre o suco, aumenta um pouco essa porcentagem. Mas as oportunidades não faltam. E em breve...
              
           A Rota Gastronômica do Cambuci, é uma iniciativa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV-CSP, Associação Holistica de Participação Comunitária Ecológica – AHPCE, Instituto H&H Fauser para o Desenvolvimento Sustentável e a Cultura. Tem como príncipais objetivos difundir o uso do fruto, incentivar o plantio e a geração de renda a partir destas práticas. Essa rota é realizada entre os meses de março e setembro, nos municípios de Santo André, na vila de Paranapiacaba, em Rio Grande da Serra, Paraibúna, Salesópolis, Ilha Bela e São Paulo.  (Espero não ter esquecido de citar algum município) 

         Nos dias 16 e 17 de outubro, das 10h às 16hacontecerá a cerimônia de fechamento desta rota no Espaço Gourmet do Mercado Municipal, situado na Av. Cantareira, 306 - Pq Dom Pedro II. Neste evento será entregue o Prêmio Cambucí de Sustentabilidade, além de aulas voltadas ao preparo de preparo de doces com o fruto. Para as aulas, é necessário inscrever-se através do telefone: 3228-6363.  Confiram! 

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

1.353.820 pessoas se declararam idiotas.

Neste domingo, 3 de outubro, não tinha muitas esperanças de ver bons candidatos serem eleitos. O povo passa a vida reclamando da política, mas muitas vezes, quase sempre, se esquecem que quem faz a política somos nós mesmos. Não é o presidente, não é senador, deputado, governador, não é prefeito, não é vereador, o atendente do gabinete. Fazemos o mal para populações, comunidades e, até para a sociedade apenas utilizando-se de no máximo um dedo e em menos de 30 segundos por pessoa, destruímos um futuro.

De umas eleições pra cá se tornou moda qualquer um se candidatar. Por mais que o candidato seja ruim, pelo menos que não declare abertamente. Coisa que nessa eleição eu vi, muitos viram. 
Conheço algumas pessoas que disseram que votariam no Excelentíssimo sr. Tiririca (olha o modo que devemos nos referir à ele agora, que maravilha!), eu prefiro não acreditar que realmente votaram nele. Mas de qualquer modo, nem comentarios brincando que votaria nele eu fiz, faço ou farei. Política é coisa séria, e por conta da brincadeira de muitas pessoas, o Brasil continuará com grandes problemas.

Em momento algum eu disse que ele será um péssimo deputado federal, afinal de contas, eu não sei como ele é quando não está de personagem; mas não acredito que seja um ótimo, nem bom deputado. Eu acho!
O problema não está de modo algum no digníssimo deputado federal, ele só fez a besteira de se candidatar e aí o maior erro é que mais de 1 milhão de idiotas votaram nele. Prefiro acreditar que foi apenas brincadeira, que votaram pensando que seria um voto nulo. Mesmo assim é se arriscar demais. 

Pra isso que serve a democracia, daqui 4 anos teremos coisas piores, apostem! 

Agora indo ao assunto de presidência, torci muito para a grande Marina Silva, não voto em partidos, mas sim em pessoas, analiso os ideais, a história a longo prazo, o modo de se portar em debates, os sinais da pessoa, as respostas firmes e na ponta da língua, sem lero-lero.  Não vou falar de partido, nem de candidatos, mas novamente dos eleitores. Veja o quadro abaixo. 




Como pode essa quantidade de pessoas votarem em branco? Que votassem nulo!
Acho que quando formos falar "Eu liguei o fuck off", poderíamos dizer "Eu cliquei no branco". Daria a mesma, é atitude de pessoas que está no estado "tanto faz". O que mais impressiona é que são três milhões, 497 mil e 255 pessoas! Muita gente! Não é uma meia-dúzia! 

Minhas condolências ao povo que como eu escolheu um candidato sério ou votou nulo! 

Foto Tiririca - blog: http://glaucocortez.com/