domingo, 10 de outubro de 2010

Indústria é acusada de criar doença para vender remédio



http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/808395-industria-e-acusada-de-criar-doenca-para-vender-remedio.shtml

02/10/2010 - 15h34

Publicidade
GUILHERME GENESTRETI
São Paulo



Análise publicada na última edição do "British Medical Journal" acusa a indústria farmacêutica de ter financiado pesquisas para transformar falta de desejo feminino em doença. Objetivo: vender remédios.


O texto de Ray Moynihan, professor da Universidade de Newcastle, Austrália, e jornalista de saúde, diz que a Pfizer financiou cursos em hospitais dos EUA dizendo que 63% das mulheres têm alguma disfunção sexual --e que testosterona e sildenafila (componente do Viagra, medicamento produzido pelo laboratório) seriam úteis para tratar o problema.


No Brasil, em junho, a Boehringer apresentou o medicamento Flibanserina como promessa para a falta de desejo entre as mulheres. No mesmo mês, conselheiros da FDA (agência reguladora dos EUA) contestaram a eficácia do "Viagra feminino".
Para o psiquiatra Sérgio Campanella, do Hospital das Clínicas, congressos que apostem no sucesso definitivo dos remédios só contribuem para a desinformação.
"A libido não é resolvida a contento pelas substâncias químicas que a pessoa ingere, mas pela identificação dos fatores psíquicos que estão por trás dela."


OUTRO LADO
A Pfizer informou que "sempre se pauta em dados médicos para falar de doenças que afetam a população" e que já fez testes com Viagra para o tratamento de disfunções sexuais femininas, mas que os estudos da eficácia foram "inconclusivos".
Já a Boehringer disse que os medicamentos pesquisados e desenvolvidos por ela "são fundamentados em estudos clínicos precisos e de acordo com protocolos exigidos pelos órgãos reguladores nacionais e internacionais".
***


01/10/2010 - 18h14

EUA pedem desculpas por espalhar gonorreia e sífilis na Guatemala

DA BBC BRASIL


O governo dos Estados Unidos pediu oficialmente desculpas nesta sexta-feira por infectar quase 700 pessoas com gonorreia e sífilis na Guatemala durante experimentos médicos há cerca de 60 anos.
Em comunicado oficial, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e a secretária da Saúde, Kathleen Sebelius, classificaram de "antiética" e "inaceitável" a pesquisa conduzida entre 1946 e 1948, durante os governos do presidente guatemalteco Juan Bermejo e do americano Harry Truman.
Um programa americano infectou doentes mentais e prisioneiros do país, sem que eles dessem permissão, com os micróbios causadores das duas doenças sexualmente transmissíveis em estudos que os cientistas na época acreditavam que poderiam levar a uma vacina contra os males.
Clinton e Sebelius afirmam estar "indignadas de que tal investigação inaceitável tenha ocorrido sob o disfarce de (um serviço de) saúde pública". O comunicado também diz que o experimento "não representa os valores dos Estados Unidos" e anuncia uma investigação sobre o caso.
"No espírito do compromisso com a ética investigativa, estamos começando uma investigação minuciosa dos detalhes deste caso", diz o documento.
Diante das revelações, o presidente da Guatemala, Álvaro Colom, acusou os Estados Unidos de crimes contra a humanidade.
EXPERIMENTO
Provas da existência do programa foi revelada pela professora Susan Reverby, da Universidade de Wellesley, nos Estados Unidos.
Segundo Reverby, o estudo na Guatemala foi organizado pelo Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos.
Ela afirma que o governo guatemalteco deu permissão para as pesquisas e que muitos dos pacientes estavam internados em instituições psiquiátricas.
Os médicos usaram inoculação direta ou prostitutas com sífilis e gonorreia para infectar os pacientes previamente tratados com penicilina, para tentar determinar se a substância poderia prevenir a doença.
Os pacientes recebiam depois tratamento, mas não está claro se todos eles foram curados ou não.
Durante o governo de Bill Clinton, a professora divulgou o resultado de uma pesquisa que fez sobre o experimento Tuskegee, no qual cientistas dos Estados Unidos observavam o progresso da sífilis em negros americanos sem tratar os pacientes, que não sabiam ter contraído a doença.
Clinton depois pediria desculpas pelo experimento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Antigamente apanhávamos de tudo!

Estive pensando no quanto as coisas mudaram da minha adolescência até os dias atuais. E o mais assustador é que além de terem evoluído, as coisas antigas acabaram sumindo da mídia, óbvio! Hoje em uma só semana temos contato com informações mais que o dobro nos anos de 1989-92, por exemplo. 
Me lembro de quando ganhei um video-game usado, eu me divertia, era um Atari. Muitas pessoas na mesma rua tinham esse ou um outro semelhante. Eu me sinto um senhor relembrando isso! Se comentarmos sobre esse game com um adolescente hoje em dia, ele nem imagina direito como era jogar isso, de tão grande a evolução nos games. Algumas músicas eletrônicas, eram tão ruins ao meu ver, que nem eu mesmo gostava. Nem lembro que ritmo era a maioria delas. Sei que era chato. Pra ser mais estranho, escutávamos rádio ou fita cassete (Espero ter escrito corretamente). Se escrevi errado, considere então: "Era fita cassete cacete!"  
Que horrível era tentar achar alguma música específica naquilo! A tecnologia atual trouxe muita mordomia, eu passava mais de 1 minuto as vezes, procurando certa música. Hoje em dia nesse tempo conseguimos gravar um cd! 

Por falar em música, em 95 ou 96, trocando de rádios escutei uma música eletrîonica que me chamou atenção, era mais violenta, mais pesada em vez de muito "nhenhenhê" e putz-putz. Foi aí que conheci o Prodigy. 
Estava na moda curtir underground, meus amigos todos curtiam, eu até escutava, mas de nariz torto. Fui o primeiro a começar a curtir essa banda na minha vila. Logo a banda ficou conhecida por todos. Não ganhei nada com isso, inclusive perdi, pois muitos queriam meus cds emprestado! 
Era tenso pra ir em alguma balada, havia sempre o medo de encontrar punk, skinhead, neonazistas, e fãs de Wu-Tang Clan. Seria treta na certa, aliás, com o meu tamanho, seria ossos quebrados, na certa!

Lembro que em certo tempo após o estouro do Prodigy (foto ao lado) em São Paulo, começou a ser quase um estilo e Wu-Tang também.  Mas aí eu já estava um pouco "maior", bem pouco. Então não apanharia atoa. Mas uma vez quase, pois o cara tinha o dobro do meu tamanho. Fora isso haviam tretas fúteis, uma vez um punk veio arrumar treta por causa da minha camiseta escrito Prodigy. Coisa que hoje em dia ninguém vê, atualmente uma camiseta de banda não faz com que seu dono apanhe. Claro, se for uma banda que não tem preconceitos contra raças. Lembro também das "intimações de ideologias", tínhamos que saber o significado de piercings, cadarços, corte de cabelo, símbolos, etc. Caso contrário seríamos excluídos como "modinha" ou teria briga em certos casos. 

Mesmo tendo riscos, não foi tão ruim, isso certamente ensinou muitos a ter uma certa crítica sobre muitas outras coisas. A ter uma posição, ideologias, atitudes fortes, comportamentos marcantes, etc.

Já hoje em dia muitos jovens não tem nenhuma posição ideológica que realmente seja útil, não tem posição política, usam certas roupas só por usar, cultuam bandas que sem seus instrumentos musicais não são nada além de meninos ultra-coloridos, mas que não são clubbers.


As coisas mudaram muito no planeta inteiro, enquanto estava acontecendo a 2ª Guera Mundial, os rebeldes intelectuais eram criticados negativamente pela maioria. No fim da década de 70, os movimento punk surgiu e  enfrentou criticas, lutou contra o sistema e muitos do movimento ainda lutam. Na década de 90 o movimento clubber levando adiante sua ideologia PLUR - Peace, Love, Union and Respect, entre aspas, pois eu vi muitas e muitas brigas entre clubbers. "Skatistas" eram os principais rivais de clubbers, então mais gente contra! Fora isso outros vários estilos que não citei, mas tinham fortes ideologias, Headbangers, hippies, góticos, cyber punk, grunges e todas as vertentes que conhecemos como facções, uniões, etc.

Atualmente os adolescentes curte happy rock e o novo emocore, que em vez de falar de sentimentos em geral, acham que devem apologizar a melancolia e o choro sem motivo aparente. O ruim nisso tudo é que o estilo não está restrito a uma faixa etária de 12 a 16 anos, afinal de contas vejo por aí marmanjos no estilo emo ou de happy rocker, com mais de 20 anos de idade.  Acredito que grande parte dos votos que Vosso Excelentíssimo Deputado Federal Tiririca ganhou, foi por conta deles. E tenho motivos pra dizer isso. 
Hoje um emo ou colorido pode andar tranquilamente pelas ruas que não corre riscos, talvez por isso sejam tão imaturos, por que pra eles tudo - tanto faz! Inclusive passar mais de 10 anos numa escola, aprender escrever e depois tentar aprender a escrever errado. Sim, mais errado do que eu escrevo, eu sei!

Vejam isso pra ter noção do que falo:

Okay , okaay , noom vou me rotulaar !’
Tipoow o probleema de hoje em dia é qe existeem muitoos POSERS qê se ‘asham’ os EMOS , e saeem defamaando o estilo como se fizessem parte delle ou slá oqe elles peensam ¬¬º
taabom confesso , soou emo xD   Emos dêem créditoos ao estilo , noom deisheem com qê o PRECONCEITO beesta acabee com a tua vontade , confesso qê soou descriminada pello fato de na famíllia toda dou a ÚNICA qê curte o estilo de msc e taal’z , minha irmã escuta algumas bandas Emo Core , maix ella nom SER emo , taabom CALEY =X
(Copiado do blog de um emo)


Aí que eu me pergunto "como será o mundo daqui uns 10 anos?"
Sem parar pra "pesar" na mente dessas pessoas, imaginem como será tudo daqui 10 anos, sendo que happy rock, emocore e funk são estilos que vem crescendo entre a adolescência, quebrando fronteiras e chegando até pessoas que poderíamos julgar adultos?!

É de gente assim que os governantes precisam, pessoas que não ligam para o que acontece. 

A Preservação da nossa Mata Atlântica e Unidades de Conservação

No ano de 1913, o Botânico suéco Albert Löfgreen propôs a criação do Parque Nacional de Itatiaia, esta apoiada pela sociedade geográfica do Rio de Janeiro, porém foi criada apenas no ano de 1937, no lugar de uma Estação Biológica. 
O médico e zoólogo dr. Hermann Friedrich Albrecht von Ihering, no ano de 1909 estava criando seu "Parque Cajuru", nos limites do planalto paulistano e a escarpa da Serra do Mar, na parte alta de Paranapiacaba. Em 1912 passou a fazer parte do Instituto Botânico de São Paulo. Por isso, acho que a Reserva Biológica Alto da Serra de Paranapiacaba (antigo Parque Cajuru) deveria ser tão conhecida e citada como o Parque Nacional de Itatiaia. ["Chorumélas" à parte]
Alberto Loefgreen, juntamente com outros não menos foram pessoas de grande importância para a conservação e preservação da natureza brasileira. Acreditem, até Dom Pedro II teve sua importância nessa área. Ele foi responsável pelo primeiro grande programa de recuperação de uma área degradada de Mata Atlântica. Nomeou o Major Manuel Gomes Archer como administrador da Floresta da Tijuca. Juntamente com 6 escravos e alguns assalariados iniciou o plantio de "arvoredos do país", este durou mais de uma década e foi responsável pelo restabelecimento da qualidade e quantidade de água da floresta que havia sido dizimada. (Resenha: Águas e Florestas da Mata Atlântica , SNUC - série de cadernos da RBMA e outros)



Hoje em dia, se perguntarmos à muitas pessoas, qual o melhor e mais rápido modo de proteger a fauna e a flora, certamente muitos responderão que a Educação Ambiental é a responsável por uma conquista assim. 
Um exemplo muito fácil, é imaginar tentar ensinar um cão não comer suas galinhas e deixá-lo livre enquanto isso ou cercar o galinheiro enquanto ensina-o a não caçar as galinhas. Pensar em ensinar o cão sem antes evitar o acesso dele ao local das galinhas é como não criar Unidades de Conservação e exigir que o homem tenha consciência de que destruir a natureza, de muitas maneiras é incorreto. Criando antes uma Unidade de Conservação, você terá meios de reduzir o acesso enquanto simultaneamente acontece a sensibilização por meio da Educação Ambiental. Além disso, protege a área por meio de leis. Disso normalmente o homem tem medo. A Educação Ambiental talvez nem atinja um caçador diretamente, e sim talvez um irmão ou filho o sensibilize por meio de conversas e exemplos. Já as leis servirão como uma cerca psicológica, mas não o educa; portanto onde não tiver leis o homem terá a vontade de voltar a fazer o que lhe impediram em outro local. 

Unidades de Conservação da Natureza - Espaço territorial e seus recursos ambietais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituido pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção. (Art. 2ºa, - Lei Fed. 9.985/2000)







A Mata Atlântica é um bioma complexo, que se estendia desde a zona da mata nordestina (Rio Grande do Norte e Paraíba) até a região costeira de santa Catarina, fronteira com Rio Grande do Sul (SMA, 1990), é a segunda maior floresta tropical do Brasil, 3º maior bioma do país, conhecida mundialmente como Hotspot para a conservação e bioma onde se deu início a ocupação dos portugueses, a grande devastação e, onde hoje estão as cidades com o maior PIB do país, as cidades com maior densidade populacional, entre outras coisas ruins e
outras boas também. No estado de São Paulo estão as áreas mais ameaçadas desse bioma e também a maior área preservada. As áreas mais ameaçadas são áreas próximas à Serra do Mar, Cantareira, às represas e Áreas de Proteção aos Mananciais. O crescimento desordenado é uma das grandes ameaças à essas áreas. Em contraponto a inclinação da escarpa da Serra do Mar, faz com que nela esteja a área mais preservada, entorno de 2 a 3% de mata original.  Na mata atlântica está a maior Unidade de Conservação do Estado - o Parque Estadual Serra do Mar, criado em 1977, composto por 8 núcleos, e atualmente administrado pela Fundação Florestal de São Paulo.


Tão importante para a proteção dos bens naturais, as Unidades de Conservação na Mata Atlântica nos fornece melhores ambientes para lazer, recreação e integração com o ambiente natural; mesmo assim existem várias áreas onde isso não é possível de se fazer agradavelmente. Isso por conta de falta de fiscalização, segurança. Então não é raro encontrar pessoas sem acompanhamento de monitores ambientais em locais que não é permitida a visitação sem acompanhamento, não raro também é encontrar marcas de que áreas foram utilizadas como o que conhecemos por "Matel" na linguagem popular. Num passeio no ano de 2009, contei mais de 15 embalagens de preservativos em menos de 20 metros de trilha. A deficiência de fiscalização propicia isso, já esses vestígios afastam ainda mais a visitação de famílias e consequentemente se torna mais um obstáculo para a promoção da Educação Ambiental. Pois famílias se sentirão mais seguras em Parques Urbanos em grandes centros ou mesmo num fast-food qualquer do que numa área de grande vegetação. 
Na minha opinião e certamente na opinião de muitos parceiros que atuam no campo da Educação Ambiental, a melhor maneira de incentivar a preservação de determinadas áreas é atrair famílias, porém fazer com que essas famílias multipliquem a ideia de Unidade de Conservação como contato com a natureza.


Passe adiante essa ideia e quando for numa Unidade de Conservação, procure o acompanhamento de Monitores Ambientais credenciados. 


Fotos:
1 - Núcleo Pedra Grande  - Parque Estadual da Serra da Cantareira - FF
2 - Polo Ecoturistico Caminhos do Mar - Núcleo Itutinga Pilões - Parque Estadual da Serra do Mar - FF 
3 - Parque das Neblinas - Ecofuturo
4 - Parque Estadual Alberto Loefgreen - "Horto Florestal" - IF
5 - Monitoria Ambiental em Paranapiacaba - Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Conduta em Transporte Público

Resolvi falar aqui sobre umas coisas que me deixam tenso ao ver. Muitas pessoas não tem noção nenhuma como se portar em público quando estão sóbrias, e sobre estes que vale a pena falar, pois não escrevo para bêbados. Afinal de contas, alguém aqui já tentou ler algo depois de beber meia garrafa de vodka? Não, é provável que não!



Você está há uma semana sem ver seu parceiro, seu amor, seu "tchuco-tchuco", e talvez uma semana sem...
Se vocês pegam o trem ou ônibus juntos, vocês precisam sentar um no colo do outro? Precisam se beijar de maneira mais calorosa do que atores no filme Titanic?   Pense nisso!

Você está cansado de passar o dia ouvindo reclamações de clientes e patrão, está indo embora e querendo curtir um som. Pega o trem às 18h31min., lotado! Alguém é obrigado a ouvir a mesma música que você? 
Afinal de contas, funk está na moda, mas moda entre determinada faixa etária. No trem existem pessoas de meses de vida à 60 anos de idade. 

Você bebeu, por isso não foi de carro pra balada, aliás, não foi porque estava sem carro. Bebeu e por isso está feliz. Muitas pessoas ao beberem e ficarem felizes tentam ser comediantes voluntários. Mas pense, pessoas que pegam trem estão no trem a lazer? Estão cansados do trabalho? Ou foram andar de trem pra escutar gente querendo ser engraçada sem sucesso? Pense nisso na próxima vez que beber. 

Você acordou com o pior humor do planeta, pegou o trem ou ônibus atrasado, seu(sua) parceiro(a) dormiu de calça jeans e aí ao se sentar, vê uma pessoa cheia de piercings ou tatuagem. Eu sei que você vai dizer que é um vagabundo! Pergunte-se sobre a qualidade da sua bola-de-cristal. (Saiba também que existem pesquisas que afirmam que a falta de colesterol causa mal-humor. Só não me pergunte se é HDL ou LDL)

Nos transportes tem sempre uma placa indicando o assento reservado para pessoas com algum tipo de deficiência física ou restrição de mobilidade. Portanto nos outros bancos, senta qualquer um. Se você quer que alguém se sente, não julgue quem deve se levantar. Afinal de contas no trem existem pessoas que acordam cedo, trabalham, vão pra faculdade e depois tem que pegar trem novamente. Não é pela idade que você deve dizer quem levanta ou não, nem por aparências. Leve a pessoa até o assento reservado. 

Os transportes públicos não são transportes particulares, está na cara, é óbvio, devemos até usar um ridículo pleonasmo pra explicar. Portanto, se você quer deixar lixo no cantinho, deixe no cantinho dos seus dentes, no cantinho da sua mochila ou bolsa, no cantinho do seu bolso, sei lá! 

Se você quer tirar uma fotografia no trem ou ônibus, lembre-se que quem estiver por perto vai ficar tenso, evitando sair na foto. Então perceba isso e evite!

Se você está com tosse e tem que pegar ônibus, por favor, tape a boca ao tossir, uma vez um cara tossiu na minha nuca, foi pior do que o dia que quebrei o braço! Por favor, não façam isso com ninguém, nem com um inimigo. Isso é ainda pior quando é de homem pra homem. Se fosse uma mulher linda, eu teria depois protegido minha nuca com plástico film pra ficar dias sem lavar.

Homem que tiver os testículos com um tamanho avantajado, deve ficar de pé, nenhum cara magro como eu é obrigado a ficar espremido só porque você quer ir confortavelmente de pernas abertas. Ah! se tiver de bermuda e perna peluda, não encoste em ninguém, as pessoas sempre odeiam, só não dizem.


Outras rápidas: Não olhe diretamente nos olhos de outra pessoa, ela vai achar que você não foi com a cara dela, a conhece ou a deseja. Vai variar de acordo com sua expressão facial. 

Se você estiver meio ruim do intestíno, estiver com gases, nunca se arrisque a soltá-los ao mesmo tempo em que escuta seu mp3, mp4, mp5-20 alto. Quer saber o porque? Teste e veja você mesmo! 

Se o transporte estiver muito lotado, proteja suas partes íntimas, nem pelo risco de abusarem de você, se você for homem e alguém esbarra sem querer e grita "ele abusou de mim", você é um homem morto. Briga em locais assim se parecem com refeição de piranhas. 

Sempre que tiver que atravessar a multidão, tente virar de costas para as costas da outra pessoa, nunca tente passar de frente para as costas da outra. É tenso e traumatizador. 

Se for comer algo no trem, que seja uma coisa comum, não pururuca! Se deixar cair, recolha e coloque numa sacolinha. Bons exemplos são sempre lucrativos.

Se você é uma pessoa que não votou 2222 nessas eleições de 2010, mas ainda faz essas coisas que citei, por favor, pense nisso!