quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que fará no Final de Semana?

Essa é uma pergunta comum entre os paulistanos, raras as vezes que eu fico sem ouvir mais de 5 pessoas me perguntarem isso. Mesmo que seja em "conversa de elevador", essa pergunta está na ponta da língua, se for numa quinta ou sexta-feira.  E se nesse final de semana você deixasse de ir pro bar beber, beber e beber pra fazer algo diferente? Uma trilha talvez, conhecer museus ou pelo menos um local histórico? 
Está aí uma dica. Mas agora imagine que o local histórico é sua casa, você cobraria pelos serviços, certo?
Se o seu jardim fosse cheio de plantas desconhecidas pela maioria das pessoas, você tivesse se capacitado para atender esse público interessado e ainda conduzi-lo de modo a não causar tantos impactos, estaria correto?  Sim estaria correto. 

Imagine então que todas as Unidades de Conservação é o jardim ou são jardins do povo, mas que tem que manter alguém pra cuidar dos espaços, evitar degradações e informar as pessoas sobre o que são certas plantas e animais, além de contar histórias sobre o local. Isso existe, as Unidades de Conservação são áreas de todos nós, mas nem por isso devemos usar aquela frase batida "Estão me impedindo o direito de ir e vir". Falta de bom senso quando dizem isso. Moro numa vila onde existem no entorno 3 Unidades de Conservação e me baseio no antes e no atual para dizer o quanto estão erradas as pessoas em achar que as Unidades de Conservação deveriam ser espaços totalmente abertos, sem normas, que dentre elas, em várias UCs está a exigência do acompanhamento de um Monitor Ambiental. 

O Monitor Ambiental é uma pessoa capacitada para atender os visitantes, fazer com que a visita seja agradável, interessante e além disso tudo promover a Educação Ambiental, então com isso todos lucram, mesmo pagando para ter esse acesso. Pedir desconto para andar em trilhas até pode, quando há algum imprevisto; mas nós monitores ambientais, ou melhor, eu não peço desconto em restaurante, não peço desconto em conta de telefone, conta d'água, não peço desconto em ônibus,. trem, etc. As pessoas costumam ir ao cinema, ir ao shopping, comer besteiras que fazer um grande mal e não pedirem desconto. Poderiam dizer ao atendente do fast-food: "Levando em consideração que comer rapidamente faz mau e ainda pior quando a comida é de má qualidade, me dá um desconto de 20%?"  Nós que trabalhamos conduzindo os visitantes em trilhas e museus não estamos dizendo: "Levando em consideração que você vai aprender mais e fará um passeio saudável; vou aumentar 20% no valor cobrado"!!! 

Não significa que em qualquer monitoria você sairá rico em informações interdisciplinares, em algumas você aprende e noutras você aprende, errado, mas aprende. Nos meus 5 anos de atuação nessa área percebi em mim mesmo o quanto eu evoluí, aprendi muitas coisas em palestras e com conversas e percebi também que pessoas que trabalham nessa área deveriam sempre saber sobre vários temas. 
Sem querer me perfazer, garanto que não direi que Balanophoraceae é fungo, nem que vi uma pegada de Onça pintada, nem que pode-se comer samambaiaçús e nem que o Lírio utilizado como chá alucinógeno é o Hedychium coronarium

Aí surge outro assunto, não julgue a qualidade das informações pelas aparências de quem as passa. Não julgue a idade da pessoa que lhe passa informação como probabilidade de ser mentira ou verdade. Não julgue que quantidade de informação equivale a qualidade de informação. Reflita!

I                                                                                                                         I

Atualmente ando com um grupo chamado "Confraria dos Caçadores de Imagens de Ribeirão Pires", talvez mudaremos o nome, pois pensamos em obter CNPJ, o nome será mais amplo, então passando de "...Rib. Pires" para algo relacionado a região. Está aí mais uma oportunidade de fazer trilha conosco, unir ao grupo e não precisar aguardar outras pessoas para ter o mínimo de pessoas solicitado.

Vejam mais sobre a Confraria: http://www.ribeiraopires.fot.br/index.htm 


Contatos: iml_biologia@yahoo.com.br  

O que beber?

Passei anos levando broncas da minha mãe por não beber água com frequência, ainda hoje eu passo até uma semana sem beber água de filtro ou torneira, as vezes bebo água direto da nascente, quando estou em trilhas.
Uns tempos atrás assistindo tv um nefrologista disse que é um mito essa ideia de que devemos tomar 2 litros de água por dia, que devemos tomar quando sentimos vontade e que outros líquidos substituem a água. 
Tempos depois vi que café reduz as chances da formação de câncer de próstata, isso não importa tanto às mulheres. Segundo uma pesquisa os metais pesados existentes na água ficam presos no pó do café. Para satisfazer as mulheres também, outra pesquisa diz que a mulher que toma xícaras (uma ou duas) pela manhã se previne do AVC - Acidente Vascular Cerebral. Infelizmente tenho a informação guardada em mente, mas não sei onde encontrar a fonte, posso procurá-la e depois alterar esse post. 
O café a segunda bebida mais consumida do Brasil, que deve concorrer com a cerveja, foi responsável pelo crescimento da cidade de São Paulo por conta da Ferrovia São Paulo Railway, mas também foi responsável por um grande desmatamento da nossa Mata Atlântica. Pelo menos não ouço de aumentarem as áreas do cultivo do café e boas notícias surgem quanto a atual preservação das nossas florestas de São Paulo, que mesmo assim devem ser ampliadas. 
 O assunto água é uma base para muitos outros assuntos, pode-se dizer que é o tronco de vários assuntos, como percebe-se acima está ligado à saude, florestas, economia, etc.  Um tempo atrás postei sobre o Flúor, aquele mesmo que é adicionado em nossas águas, aliás, nas suas, pois numa área da vila que moro não é administrado em nossas águas por conta de não ter o sistema para quantificação. Ainda bem! Enfim, procurando mais sobre matérias interessantes ligadas à água encontrei mais um assunto na blogosfera, caso queiram ler um pouco mais acessem:


"Procurei em várias matérias saber mais sobre o flúor que usamos, não sou químico e isso limita meu entendimento e mesmo sendo químico, sem conhecer em análises seria leigo no assunto do mesmo jeito. Conheço químicos, mas nenhum pode me informar sobre isso, portanto eu teria que conhecer alguém que atuasse na área. Não é um assunto curto que fica restrito à química, mas se estende à psicologia, história, entre outras. Enfim, encontrei arquivos em pdf e outros sites que tem dentistas contra o flúor e outros renomados de uma grande associação a favor. Não puderam me esclarecer por conta de ter informações negativas e positivas quase que na mesma proporção, então prefiro não beber água com flúor. Escovar os dentes sim, claro, mas engolir flúor nem pensar!" 


Estudo prova que aspartame causa câncer de pulmão e fígado



Um estudo novo feito pelo Dr. Morando Soffritti no Instituto Ramazzini, demonstrou que o aspartame administrado na alimentação de camundongos induz aumentos significativos em doses relacionados com carcinoma hepatocelular e carcinoma alveolar / bronquiolar no sexo masculino. As doses foram de 32.000, 8.000, 2.000 ou zero ppm, com início no dia 12 de gestação e dura até a morte. Veja este novo estudo aquihttp://www.mpwhi.com/soffritti_2010_20896_fta.pdf 

Embora o novo estudo seja revelador, a história do aspartame sendo uma substância cancerígena sempre foi conhecida. O aspartame foi conhecido por causar câncer, desde o início. Em 01 de agosto de 1985, o toxicologista do FDA, Dr. Adrian Gross, disse ao Congresso que pelo menos um dos estudos de Searle "estabeleceu para além de qualquer dúvida razoável que o aspartame é capaz de induzir a tumores cerebrais em animais de experimentação e que esta predisposição é de altíssimasignificância."

Em 2005, a Cancer Research Center, da Fundação Européia de Oncologia e Ciências do Ambiente, em Bolonha, Itália, informou que um estudo de três anos, avaliando os potenciais efeitos cancerígenos do aspartame demonstrou que ele "induz a um aumento de linfomas e leucemias em ratos do sexo feminino."

Cientistas admitem que vacina da gripe suína "pode causar" doença nervosa mortal

Original: 2010-10-19 01:34
Chefes de Saúde pela primeira vez reconheceram que a vacina da gripe suína pode estar ligada à um risco aumentado de desenvolver uma doença nervosa mortal.
Especialistas estão examinando uma associação possível entre a vacina controversa e Síndrome de Guillain-Barre, segundo um relatório da Agência Internacional de oficiais de Medicamentos e a Agência Reguladora de Produtos de Saúde (MHRA).
Anteriormente, o governo sempre insistiu que não há nenhuma evidência de ligação à uma condição paralisante para a vacina contra o H1N1.
O relatório disse: "dada a incerteza nas informações disponíveis e assim como as vacinas da gripe sazonal, um risco levemente maior de GBS (Síndrome de Guillain-Barre) provenientes de vacinas contra o H1N1 não pode ser descartado. Estudos epidemiológicos estão em andamento para melhor avaliar essa possível associação."
Fontes: Daily Mail e http://noticias-alternativas.blogspot.com/


Desde o início do alarmismo sobre o H1N1 fiquei tranquilo quanto as possibilidades de me infectar com o vírus, inclusive na mesma época peguei uma gripe meio forte e fiquei tentando não ser derrubado por ela, e não me derrubou, evitei ficar me deitando e não reduzi minha alimentação. Quando começaram com as vacinações minha família teimou que eu deveria tomar, mas não tomei. Minha mãe, um dia após tomar a vacina ficou de cama por uns 3 ou 4 dias. Vários sites e e.mails diziam para não tomar a vacina por conta de substâncias prejudiciais. Mesmo assim o alarmismo tomou conta e muitos conhecidos tomaram, agora basta esperar pra ver se haverá algum resultado. 
Muitas pessoas sabem e muitas morrem por conta do tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas e voltante, brigas inúteis, gripe comum e não criam nenhum alarme, não param de fumar, não param de beber. Por isso digo que sempre devemos criticas as informações recebidas e principalmente aquelas que tem uma rápida e ampla divulgação. I. Mário Lopes