quinta-feira, 4 de novembro de 2010

III Seminário de Áreas Verdes de São Paulo - SVMA - 04/10/10


Hoje, 04 de novembro de 2010 seu-se início o Seminário de Áreas Verdes de São Paulo, o qual acompanho pela segunda vez, infelizmente não consegui divulgar um evento que aborda temas de tão grande importância para o conhecimento da sociedade

                                                         Foto: http://oju-val.blogspot.com

Infelizmente poucos tem tempo de comparecer também, porém aqui poderão ficar sabendo de alguns assuntos que particularmente considero mais importantes. 
Hoje um dos temas numa das Mesas de Debates foi o "Novo" Código Florestal Brasileiro. Esta mudança que poderá acontecer é uma grande ameaça para a Biodiversidade, e também para a prestação de Serviços Ambientais, que dentre todos eles, um dos mais importantes é a provisão de água com qualidade, retenção e regulação em sua vazão, além disso tem inúmeros serviços que se interligam a proteção das florestas, por exemplo proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes, assim impedindo também o assoreamento dos rios.  Suprimir florestas é um imediato impacto negativo, inclusive ao próprio fazendeiro que visa lucro imediato, nós humanos perceberemos a longo prazo, mas a fauna sente rapidamente.
A qualidade das florestas é de intrínseca importância para a biodiversidade e sua manutenção, sua redução afeta espécies fotofóbicas, outras de hábito alimentar especializado e prejudica uma grande quantidade pela quebra do corredor ou trampolim ecológico.  Portanto a mudança no Código Florestal afeta diretamente a Biodiversidade, justamente no Ano da Biodiversidade e logo nessa época em que o Brasil acabou de assinar o acordo da Conferência em Nagoya - Japão, que entra em vigor no ano de 2020, inclusive o Brasil foi o país a solicitar que esse Protocolo entre em vigor em 2015. Incoerente né?!

Essas são as príncipais reflexões dos pesquisadores que estavam presentes, aliás, da maioria dos pesquisadores que tem interesse de realmente proteger nossa biodiversidade. 

Seguem aqui artigos para quem deseja pesquisar mais:


Biota - Fapesp: http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/   (Revista Digital);

Esse é o assunto mais polêmico que vi nesse primeiro dia, tirando a discussão de um "protetor dos animais" que tentou defender a presença de um gato (animal doméstico) numa Unidade de Conservação. 

Boa pesquisa, Hugs

domingo, 31 de outubro de 2010

A Última Revolução Industrial? - Berço à Berço

       O arquiteto e designer americano Willian McDonough, idealizador da super-tecnológica e sustentável produção e construções baseadas em seu conceito Berço à Berço (Cradle to Cradle) usa a frase "Lixo é Alimento", com isso quis dizer que considera que tudo o que produzimos, modificamos e descartamos deve se tornar alimento para a biosfera ou se possível ser reutilizado ou reciclado sem o declínio da qualidade do produto. Tudo deve se tornar nutriente para o crescimento da natureza ou ser utilizado na tecnosfera. A criação desse conceito e de ideias para produções altamente sustentáveis foi criada por Willian McDonough e o melhor químico ecologista do mundo Michael Braungart, como vi em outro blog pode ser chamado de Nova Revolução Industrial, por isso usei nome semelhante no título deste post. Me impressiono que desde quando me envolvi na área de Educação Ambiental e Meio Ambiente sempre ouvi falar dos 3R's, mas nunca de Berço à Berço e essa ideia já chegou ao Brasil antes de 2008. Só não vi algum material produzido nesse conceito por aqui. Ao ler e assistir um video sobre o tema, acreditei que é nesse conceito que está a mais eficiente sustentabilidade do planeta, pois o planeta não vai depender da imediata sensibilização de todos os homens, coisa que nunca acontecerá. Assim, com a preocupação ambiental  partindo de grande empresas, certamente teremos produtos não contaminantes, teremos alimento com as mais variadas formas; um simples exemplo é a embalagem de picolé que se torna líquida em temperatura ambiente e tem em sí sementes de plantas. Imagine!!! Sinceramente me impressionou, imagine o visual de São Paulo em épocas de calor?! Não ficaria cheio de embalagens de sorvetes entupindo bocas-de-lobo e sim cheio de flores plantadas por pessoas que sempre tiveram o hábito de jogar lixo no chão e por pessoas que jogariam em locais já com a consciência de que estariam plantando algo. 
O próprio livro Cradle to Cradle é feito nesse sistema, todo em plástico reciclável e as letras se apagam ao passar água em temperaturas mais altas, então esse em vez de alimento retornará à tecnosfera. 
O melhor é que não para em pequenos produtos, McDonough planejou prédios auto-sustentáveis, do início ao fim, que produzem suas energias e que trata naturalmente suas águas residuais. Imaginem nossas casas assim. 
Tudo muito impressionante.  Eu quero um Brasil de Berço à Berço! 


Procurem mais sobre o tema em videoteca da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que fará no Final de Semana?

Essa é uma pergunta comum entre os paulistanos, raras as vezes que eu fico sem ouvir mais de 5 pessoas me perguntarem isso. Mesmo que seja em "conversa de elevador", essa pergunta está na ponta da língua, se for numa quinta ou sexta-feira.  E se nesse final de semana você deixasse de ir pro bar beber, beber e beber pra fazer algo diferente? Uma trilha talvez, conhecer museus ou pelo menos um local histórico? 
Está aí uma dica. Mas agora imagine que o local histórico é sua casa, você cobraria pelos serviços, certo?
Se o seu jardim fosse cheio de plantas desconhecidas pela maioria das pessoas, você tivesse se capacitado para atender esse público interessado e ainda conduzi-lo de modo a não causar tantos impactos, estaria correto?  Sim estaria correto. 

Imagine então que todas as Unidades de Conservação é o jardim ou são jardins do povo, mas que tem que manter alguém pra cuidar dos espaços, evitar degradações e informar as pessoas sobre o que são certas plantas e animais, além de contar histórias sobre o local. Isso existe, as Unidades de Conservação são áreas de todos nós, mas nem por isso devemos usar aquela frase batida "Estão me impedindo o direito de ir e vir". Falta de bom senso quando dizem isso. Moro numa vila onde existem no entorno 3 Unidades de Conservação e me baseio no antes e no atual para dizer o quanto estão erradas as pessoas em achar que as Unidades de Conservação deveriam ser espaços totalmente abertos, sem normas, que dentre elas, em várias UCs está a exigência do acompanhamento de um Monitor Ambiental. 

O Monitor Ambiental é uma pessoa capacitada para atender os visitantes, fazer com que a visita seja agradável, interessante e além disso tudo promover a Educação Ambiental, então com isso todos lucram, mesmo pagando para ter esse acesso. Pedir desconto para andar em trilhas até pode, quando há algum imprevisto; mas nós monitores ambientais, ou melhor, eu não peço desconto em restaurante, não peço desconto em conta de telefone, conta d'água, não peço desconto em ônibus,. trem, etc. As pessoas costumam ir ao cinema, ir ao shopping, comer besteiras que fazer um grande mal e não pedirem desconto. Poderiam dizer ao atendente do fast-food: "Levando em consideração que comer rapidamente faz mau e ainda pior quando a comida é de má qualidade, me dá um desconto de 20%?"  Nós que trabalhamos conduzindo os visitantes em trilhas e museus não estamos dizendo: "Levando em consideração que você vai aprender mais e fará um passeio saudável; vou aumentar 20% no valor cobrado"!!! 

Não significa que em qualquer monitoria você sairá rico em informações interdisciplinares, em algumas você aprende e noutras você aprende, errado, mas aprende. Nos meus 5 anos de atuação nessa área percebi em mim mesmo o quanto eu evoluí, aprendi muitas coisas em palestras e com conversas e percebi também que pessoas que trabalham nessa área deveriam sempre saber sobre vários temas. 
Sem querer me perfazer, garanto que não direi que Balanophoraceae é fungo, nem que vi uma pegada de Onça pintada, nem que pode-se comer samambaiaçús e nem que o Lírio utilizado como chá alucinógeno é o Hedychium coronarium

Aí surge outro assunto, não julgue a qualidade das informações pelas aparências de quem as passa. Não julgue a idade da pessoa que lhe passa informação como probabilidade de ser mentira ou verdade. Não julgue que quantidade de informação equivale a qualidade de informação. Reflita!

I                                                                                                                         I

Atualmente ando com um grupo chamado "Confraria dos Caçadores de Imagens de Ribeirão Pires", talvez mudaremos o nome, pois pensamos em obter CNPJ, o nome será mais amplo, então passando de "...Rib. Pires" para algo relacionado a região. Está aí mais uma oportunidade de fazer trilha conosco, unir ao grupo e não precisar aguardar outras pessoas para ter o mínimo de pessoas solicitado.

Vejam mais sobre a Confraria: http://www.ribeiraopires.fot.br/index.htm 


Contatos: iml_biologia@yahoo.com.br  

O que beber?

Passei anos levando broncas da minha mãe por não beber água com frequência, ainda hoje eu passo até uma semana sem beber água de filtro ou torneira, as vezes bebo água direto da nascente, quando estou em trilhas.
Uns tempos atrás assistindo tv um nefrologista disse que é um mito essa ideia de que devemos tomar 2 litros de água por dia, que devemos tomar quando sentimos vontade e que outros líquidos substituem a água. 
Tempos depois vi que café reduz as chances da formação de câncer de próstata, isso não importa tanto às mulheres. Segundo uma pesquisa os metais pesados existentes na água ficam presos no pó do café. Para satisfazer as mulheres também, outra pesquisa diz que a mulher que toma xícaras (uma ou duas) pela manhã se previne do AVC - Acidente Vascular Cerebral. Infelizmente tenho a informação guardada em mente, mas não sei onde encontrar a fonte, posso procurá-la e depois alterar esse post. 
O café a segunda bebida mais consumida do Brasil, que deve concorrer com a cerveja, foi responsável pelo crescimento da cidade de São Paulo por conta da Ferrovia São Paulo Railway, mas também foi responsável por um grande desmatamento da nossa Mata Atlântica. Pelo menos não ouço de aumentarem as áreas do cultivo do café e boas notícias surgem quanto a atual preservação das nossas florestas de São Paulo, que mesmo assim devem ser ampliadas. 
 O assunto água é uma base para muitos outros assuntos, pode-se dizer que é o tronco de vários assuntos, como percebe-se acima está ligado à saude, florestas, economia, etc.  Um tempo atrás postei sobre o Flúor, aquele mesmo que é adicionado em nossas águas, aliás, nas suas, pois numa área da vila que moro não é administrado em nossas águas por conta de não ter o sistema para quantificação. Ainda bem! Enfim, procurando mais sobre matérias interessantes ligadas à água encontrei mais um assunto na blogosfera, caso queiram ler um pouco mais acessem:


"Procurei em várias matérias saber mais sobre o flúor que usamos, não sou químico e isso limita meu entendimento e mesmo sendo químico, sem conhecer em análises seria leigo no assunto do mesmo jeito. Conheço químicos, mas nenhum pode me informar sobre isso, portanto eu teria que conhecer alguém que atuasse na área. Não é um assunto curto que fica restrito à química, mas se estende à psicologia, história, entre outras. Enfim, encontrei arquivos em pdf e outros sites que tem dentistas contra o flúor e outros renomados de uma grande associação a favor. Não puderam me esclarecer por conta de ter informações negativas e positivas quase que na mesma proporção, então prefiro não beber água com flúor. Escovar os dentes sim, claro, mas engolir flúor nem pensar!"