terça-feira, 28 de setembro de 2010

Serviços Ambientais


          Esse termo que vem sendo cada vez mais utilizado por pessoas com interesses na área científica do meio ambiente, ainda é pouco conhecido por grande parte da sociedade, acaba ficando mais restrito à comunidade científica, porém aos poucos vai alcançando as pessoas que se interessam por estudos de educação ambiental, curiosidades sobre árvores, água, etc.

         Este post tem como objetivo explicar um pouco sobre o que são esses "Serviços Ambientais", de forma mais clara possível. Importante também mostrar a importância desses serviços e exemplificar a relação que existe entre esses serviços.

           Os Serviços Ambientais são todos os bens que os ecossistemas nos fornecem, esses são responsáveis pela nossa qualidade de vida.
Podemos dividir esses serviços em 4 categorias: Serviços Ambientais de Provisão; Regulação; Culturais, e de Suporte.



Exemplos de Serviços Ambientais:
  • Provisão: Água,  Alimentos, Fibra, Madeira, Princípios Ativos, Combustíveis, Recursos genéticos, etc.
  • Regulação: Regulação do Clima, Purificação do Ar, da Água, Controle de Vazão das Águas, Controle de doenças, Controle de Desastres Naturais e Controle de Erosão e Enchentes.
  • Culturais: Os  Lazer, Educação, Recreação, Espiritualidade, Simbolismo e Inspiração.
  • Suporte:  Formação de solo, Ciclagem de nutrientes, Processos ecológicos e produção primária.

          Você consegue imaginar determinadas regiões sem um desses itens? 
          Sim, é fácil imaginar, mas não numa boa situação.  
        
        Exemplificando: Uma região com uma água de baixa qualidade, faz com que as pessoas tenham que caminhar por quilômetros para buscá-la em locais onde tenha maior disponibilidade e qualidade. Uma região com ar de má qualidade, como existe em grandes centros urbanos é comum que haja uma grande quantidade de pessoas com problemas respiratórios. Normalmente esses grandes centros não tem uma grande quantidade de áreas verdes; as árvores são responsáveis por seqüestrar o CO², reter umidade, pela evapotranspiração levar à atmosfera uma grande quantidade de água e assim melhorar a qualidade do ar, também são responsáveis pelo conforto térmico.

        A ausência ou a pouca quantidade de árvores nas grandes cidades, por exemplo centro de São Paulo, forma o que conhecemos por “Ilhas de Calor”. Estudos já conseguiram encontrar diferenças de até 10ºC numa distância de 10kms. Essas ilhas interferem no regime de chuvas da cidade.
Em contrapartida à esse efeito, já existe lei em São Paulo que prevê plantio de árvores em combate as Ilhas de Calor. O projeto é conhecido como Ilhas Verdes. Um exemplo de grande importância é o Mapa Thermal da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, realizado no ano de 2008. No mapa que tenho, vejo uma área da cidade de São Paulo com 38ºC e a região onde moro com 21,36ºC. As regiões próximas às represas chegam a 20ºC. Essas medidas são de superfície, então provavelmente nos pontos mais quentes a sensação térmica é de mais calor.
Está aí a importância de plantar árvores próximas às casas em áreas de grande urbanização.  Essas são responsáveis pelo conforto térmico que muitas vezes não levamos em consideração sua importância.
Segundo uma pesquisa, algumas árvores conseguem manter um conforto climático de 4 horas no raio de 10 metros, sem ela esse tempo seria menos que 1 hora. Além disso, outro estudo mostra que uma árvore equivale de 5-6 aparelhos de ar-condicionado ligados por 24 horas.

        São inúmeras vantagens em plantar uma árvore no quintal de casa, sem deixar de levar em consideração o tamanho que a árvore alcançará, para que não atinja a fiação elétrica. Além de atrair avifauna, plante alguma que os frutos são apreciados pelos humanos.

       A conservação e preservação ambiental é a melhor alternativa para que tenhamos a continuidade dessa prestação de serviços ambientais. O poder público faz esforços por isso, mas é também responsabilidade de cada indivíduo. 

Utilizei para a construção desse post uma apresentação de ppt do atual Diretor do Instituto Florestal, lembranças de palestras ministradas por ele, lembranças de reuniões do Bureau do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde e, de palestras no Seminário de Áreas Verdes da SVMA no ano de 2009. Muitas coisas podem ser encontradas na internet, por exemplo o estudo sobre o conforto climático provido por árvores.