domingo, 19 de setembro de 2010

21 de setembro - Dia da Árvore



        Dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. Em vários locais existem movimentos para o plantio de mudas e outras atividades voltadas à Educação e Interpretação Ambiental. Se você nunca plantou uma, está aí mais um motivo para a sua "primeira vez". 

       Muitas pessoas dizem que já plantaram centenas de árvores, o incrível é que elas não são funcionário de algum departamento de meio ambiente, obras ou qualquer outra coisa em ongs ou prefeituras. Já estava de saco cheio de escutar pessoas dizerem que plantaram uma enorme quantidade, coisas tipo "já plantei mais de 50". Certo dia perguntei para um colega como ele conseguia fazer isso, ele respondeu que era plantando pela internet. Ótimo, as boas ações são sempre boas!  Mas o problema é que muitas pessoas "plantam" assim, mas não sabem se realmente plantaram, se alguém plantou por eles, enfim.   Não é tão válido quanto plantar você mesmo, com suas próprias mãos e ter certeza que ela está lá. As vezes devagar demais, mas está.

      Outra coisa que me abalou um pouco uns anos atrás, foi um plantio, se não me engano ocorreu na semana do meio ambiente de 2006, ajudei abrir mais de 20 berços, totalizaram mais de 30 e aí deixamos lá, berço aberto, insumos misturados a terra, que antes eram torrões mais duros que pão vencido. As plantas ficam ao lado do berço, chega uma pessoa toda sorridente, coloca a planta no seu lugar, empurra a terra e diz: "Plantei uma árvore!". Não vou discordar, mas eu queria muito que as pessoas tentassem imaginar como é abrir um berço naquelas terras vermelhas do Horto Florestal em pleno verão. Fiquei até forte! 

        A grande maioria das pessoas, além de plantar árvores deveriam saber seus benefícios para o ambiente e o conforto humano, ir mais além e pesquisar sobre Serviços Ambientais, ver qual é a árvore símbolo do Brasil, árvores frutíferas da Mata Atlântica ou do seu bioma, etc. 
  
      É isso, terça-feira farei mais um plantio, nem sei o que plantarei, mas espero que tenha um Tabebuia serratifolia. O interessante é que começarei a ajudar na organização do evento amanhã (segunda-feira), ainda bem que dessa vez minhas mãos voltarão sem calos, não sou vagabundo. 


 Faça sua parte! 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário