sábado, 11 de setembro de 2010

Nas lentes da sociedade

       Bastam alguns cliques em comunidades e perfis no Orkut que veremos o quão a beleza é uma das grandes prioridades, sempre bem acompanhada de consumismo ou de um plano de fundo mostrando seus poderes aquisitivos, aliás, dos pais. Muitas vezes a beleza está em primeiro plano apenas pra dar uma disfarçada no que a pessoa realmente quer mostrar na foto. Não acho que aprenderam com livros e estudos como fazer isso, foi apenas vendo em outras pessoas, seilá, humanos aprendem umas coisas bem inúteis pros outros, útil apenas pra si.
      Dependendo do ponto de vista, diriam que essa observação é feita por uma pessoa de classe D, exagerei, mas isso pode e é dito. Claro que não com esse termo de classe A, B e C. Mas diriam algo tipo “você critica por que não pode ter”.
Não é o foco criticar a beleza e as conquistas materiais, mas sim criticar se é válido mostrar “tudo” o que temos em sites de relacionamentos. É esperar que uma pessoa que leia pense ao menos por uns minutos se vale a pena mostrar o que tem ou se esforçar pra ser uma pessoa melhor sem querer ser maior que os outros. Se preocupar em ser a pessoa admirada por suas qualidades pessoais do que pelos bens materiais e as vezes por beleza comprada.
Ao rodar sites de relacionamento você vai ver que as pessoas se preocupam em mostrar coisas que não as ajudam em nada, nem ajuda a sociedade, pelo contrário, atrapalha a sociedade, pois algumas pessoas sem capacidade de criticar serão influenciadas e desejarão ser iguais ou “melhores”.  As demonstrações vão de tenho tal carro, moro no centro da cidade X, estudo na melhor faculdade de tal lugar e faço o curso que não é qualquer um que faz.   
         Li um documento chamado “Como ser uma pessoa programada”, não me lembro o nome do autor, mas relacionei isso ao que vejo no mundo virtual.  Percebi que poucas pessoas usam o mundo virtual como um meio de descobrir novos mundos. Muitos que conheço por exemplo estão restritos a acessar sites de relacionamento, MSN e sites comuns pra praticar ‘Ctrl C e Ctrl V’ em trabalhos de escolas e até de faculdade.  Muitas dependem de internet pra estarem felizes, pois dá pra conseguir uma grande quantidade de elogios num curto espaço de tempo. As vezes nem são reais, mas alimentam o ego.
E o que serão pessoas assim se houver a grande pane na rede? Como muitos dizem, o bug que aconteceu em 2000 foi apenas um teste, a pior pane ainda acontecerá.  Daí até eu danço nessa, que uso a internet por bastante tempo, mas não só pra me relacionar.
Muitas pessoas estão com um olho no MSN e outro na novela, programas de auditório, reality show ou pior ainda, em programa de auditório que levam as pessoas em rede nacional pra beijar ou não um outro desconhecido. E isso está perfeito pra quem quer que as pessoas sejam cada vez mais idiotas, exemplo fácil é que raras pessoas tem capacidade para discutir as eleições 2010 e as prioridades do país, vão dizer que o país precisa de educação e emprego, fácil dizer isso; inclusive se surge o assunto política... lá vem falar do fulano que tocava em grupo de pagode, do comediante, da mulher que faz propaganda com o corpo. E o assustador é que tem quem vota neles.  No assunto mais sério que ouvi, uma pessoa comentou “votarei na fulana” porque ela vai continuar fazendo o que o outro fez. Essa é a única coisa que soube falar. (Voto é secreto) Nesse mesmo assunto, toquei no assunto desenvolvimento sustentável, fiquei no vácuo e o assunto se acabou.
Agora, o assunto do povo: ” Futebol”, é o único esporte que gosto, mas não sou fanático, muitos colegas são, então caso eu queira entrar nesse assunto, vão criticar meu time até que eu fique sem argumentos. Afinal de contas meu time é sempre o pior de São Paulo, mesmo conquistando vários campeonatos que pro outro time, melhor que o meu, é sonho. Não dá pra discutir com fanáticos, caso insista tem chances de levar de brinde agressões físicas.    Pra complicar muitas delas não podem sair do assunto que vai dos anos 1990 a 2010, se eu pergunto qual relação tem a Ferrovia de São Paulo e o futebol no Brasil, no máximo respondem que o primeiro jogo oficial foi de um time da ferrovia contra uma companhia de gás.  Se perguntar onde nasceu Charles Muller, dirão que foi na Inglaterra e acabou.   “Quer dizer então que ele nasceu lá e quando veio num cruzeiro conhecer o Rio de Janeiro, depois veio pra SP andar de bicicleta no Parque do Ibirapuera trouxe uma bola na mochila”? (rindo sozinho) Tá, chega de brincadeiras, mas os chutes chegam perto disso.
Há um tempo eu ficava com uma fanática em futebol, além disso ela curte funk, (nada contra quem gosta de funk; não escutando dentro da minha casa ou num raio de 10 metros do meu corpo, dentro de transporte público, não dançando na minha frente gesticulando como se cada mão fosse uma arma, não tenho nada contra), ela discutia comigo sobre a quão o funk é bom e é realidade das pessoas que moram lá no X, lá no Y, no W, no Z, no C, no U, enfim, ela teimava que o funk é a cultura de todos. Ooopa, de todos não!!! Porque em áreas periurbanas crescem médicos, dentistas, veterinários, biólogos e outros que não nascem e crescem escutando funk.  Ela fazia/faz questão mesmo assim de afirmar que é a cultura local. Tá!  Ela mora num local tranqüilo no Grd ABC, num dos bairros que acho mais bonitos e próximos ao centro da cidade, e curte funk.  Devo até parar de pensar nisso ou de discutir, deve atrair más energias. Afinal de contas até hoje eu nunca vi um policial defendendo os bailes funk ou o ritimo musical funk brasileiro.

       É assim que as pessoas de poder se realizam, sem pessoas pra criticá-las, sem se esforçarem pra ser melhor. Assim os poderosos continuarão no poder e quem for mais experto.

Esses sempre dirão que o mundo é dos mais espertos e não farão nada pra conquistarem algo sendo expertos.  Daí surge a péssima ideia que diz: “O mundo está ferrado mesmo, por que vou me preocupar?!”

       Esse assunto não tem fim, mas acho que já vale pra cutucar quem o leu e estimulá-lo a pensar um pouco mais sobre isso.


Indico que leiam isso, vai entender muitas coisas: http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=09982

Nenhum comentário:

Postar um comentário