domingo, 31 de outubro de 2010

A Última Revolução Industrial? - Berço à Berço

       O arquiteto e designer americano Willian McDonough, idealizador da super-tecnológica e sustentável produção e construções baseadas em seu conceito Berço à Berço (Cradle to Cradle) usa a frase "Lixo é Alimento", com isso quis dizer que considera que tudo o que produzimos, modificamos e descartamos deve se tornar alimento para a biosfera ou se possível ser reutilizado ou reciclado sem o declínio da qualidade do produto. Tudo deve se tornar nutriente para o crescimento da natureza ou ser utilizado na tecnosfera. A criação desse conceito e de ideias para produções altamente sustentáveis foi criada por Willian McDonough e o melhor químico ecologista do mundo Michael Braungart, como vi em outro blog pode ser chamado de Nova Revolução Industrial, por isso usei nome semelhante no título deste post. Me impressiono que desde quando me envolvi na área de Educação Ambiental e Meio Ambiente sempre ouvi falar dos 3R's, mas nunca de Berço à Berço e essa ideia já chegou ao Brasil antes de 2008. Só não vi algum material produzido nesse conceito por aqui. Ao ler e assistir um video sobre o tema, acreditei que é nesse conceito que está a mais eficiente sustentabilidade do planeta, pois o planeta não vai depender da imediata sensibilização de todos os homens, coisa que nunca acontecerá. Assim, com a preocupação ambiental  partindo de grande empresas, certamente teremos produtos não contaminantes, teremos alimento com as mais variadas formas; um simples exemplo é a embalagem de picolé que se torna líquida em temperatura ambiente e tem em sí sementes de plantas. Imagine!!! Sinceramente me impressionou, imagine o visual de São Paulo em épocas de calor?! Não ficaria cheio de embalagens de sorvetes entupindo bocas-de-lobo e sim cheio de flores plantadas por pessoas que sempre tiveram o hábito de jogar lixo no chão e por pessoas que jogariam em locais já com a consciência de que estariam plantando algo. 
O próprio livro Cradle to Cradle é feito nesse sistema, todo em plástico reciclável e as letras se apagam ao passar água em temperaturas mais altas, então esse em vez de alimento retornará à tecnosfera. 
O melhor é que não para em pequenos produtos, McDonough planejou prédios auto-sustentáveis, do início ao fim, que produzem suas energias e que trata naturalmente suas águas residuais. Imaginem nossas casas assim. 
Tudo muito impressionante.  Eu quero um Brasil de Berço à Berço! 


Procurem mais sobre o tema em videoteca da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php 

Um comentário:

  1. Muito bom o tema! Não conhecida nada sobre esse conceito, e agora que li aqui vou até procurar me informar mais sobre o assunto. Parabéns Israel...

    ResponderExcluir