quinta-feira, 4 de novembro de 2010

III Seminário de Áreas Verdes de São Paulo - SVMA - 04/10/10


Hoje, 04 de novembro de 2010 seu-se início o Seminário de Áreas Verdes de São Paulo, o qual acompanho pela segunda vez, infelizmente não consegui divulgar um evento que aborda temas de tão grande importância para o conhecimento da sociedade

                                                         Foto: http://oju-val.blogspot.com

Infelizmente poucos tem tempo de comparecer também, porém aqui poderão ficar sabendo de alguns assuntos que particularmente considero mais importantes. 
Hoje um dos temas numa das Mesas de Debates foi o "Novo" Código Florestal Brasileiro. Esta mudança que poderá acontecer é uma grande ameaça para a Biodiversidade, e também para a prestação de Serviços Ambientais, que dentre todos eles, um dos mais importantes é a provisão de água com qualidade, retenção e regulação em sua vazão, além disso tem inúmeros serviços que se interligam a proteção das florestas, por exemplo proteção do solo contra erosão e perda de nutrientes, assim impedindo também o assoreamento dos rios.  Suprimir florestas é um imediato impacto negativo, inclusive ao próprio fazendeiro que visa lucro imediato, nós humanos perceberemos a longo prazo, mas a fauna sente rapidamente.
A qualidade das florestas é de intrínseca importância para a biodiversidade e sua manutenção, sua redução afeta espécies fotofóbicas, outras de hábito alimentar especializado e prejudica uma grande quantidade pela quebra do corredor ou trampolim ecológico.  Portanto a mudança no Código Florestal afeta diretamente a Biodiversidade, justamente no Ano da Biodiversidade e logo nessa época em que o Brasil acabou de assinar o acordo da Conferência em Nagoya - Japão, que entra em vigor no ano de 2020, inclusive o Brasil foi o país a solicitar que esse Protocolo entre em vigor em 2015. Incoerente né?!

Essas são as príncipais reflexões dos pesquisadores que estavam presentes, aliás, da maioria dos pesquisadores que tem interesse de realmente proteger nossa biodiversidade. 

Seguem aqui artigos para quem deseja pesquisar mais:


Biota - Fapesp: http://www.biotaneotropica.org.br/v10n4/pt/   (Revista Digital);

Esse é o assunto mais polêmico que vi nesse primeiro dia, tirando a discussão de um "protetor dos animais" que tentou defender a presença de um gato (animal doméstico) numa Unidade de Conservação. 

Boa pesquisa, Hugs

Nenhum comentário:

Postar um comentário