quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que beber?

Passei anos levando broncas da minha mãe por não beber água com frequência, ainda hoje eu passo até uma semana sem beber água de filtro ou torneira, as vezes bebo água direto da nascente, quando estou em trilhas.
Uns tempos atrás assistindo tv um nefrologista disse que é um mito essa ideia de que devemos tomar 2 litros de água por dia, que devemos tomar quando sentimos vontade e que outros líquidos substituem a água. 
Tempos depois vi que café reduz as chances da formação de câncer de próstata, isso não importa tanto às mulheres. Segundo uma pesquisa os metais pesados existentes na água ficam presos no pó do café. Para satisfazer as mulheres também, outra pesquisa diz que a mulher que toma xícaras (uma ou duas) pela manhã se previne do AVC - Acidente Vascular Cerebral. Infelizmente tenho a informação guardada em mente, mas não sei onde encontrar a fonte, posso procurá-la e depois alterar esse post. 
O café a segunda bebida mais consumida do Brasil, que deve concorrer com a cerveja, foi responsável pelo crescimento da cidade de São Paulo por conta da Ferrovia São Paulo Railway, mas também foi responsável por um grande desmatamento da nossa Mata Atlântica. Pelo menos não ouço de aumentarem as áreas do cultivo do café e boas notícias surgem quanto a atual preservação das nossas florestas de São Paulo, que mesmo assim devem ser ampliadas. 
 O assunto água é uma base para muitos outros assuntos, pode-se dizer que é o tronco de vários assuntos, como percebe-se acima está ligado à saude, florestas, economia, etc.  Um tempo atrás postei sobre o Flúor, aquele mesmo que é adicionado em nossas águas, aliás, nas suas, pois numa área da vila que moro não é administrado em nossas águas por conta de não ter o sistema para quantificação. Ainda bem! Enfim, procurando mais sobre matérias interessantes ligadas à água encontrei mais um assunto na blogosfera, caso queiram ler um pouco mais acessem:


"Procurei em várias matérias saber mais sobre o flúor que usamos, não sou químico e isso limita meu entendimento e mesmo sendo químico, sem conhecer em análises seria leigo no assunto do mesmo jeito. Conheço químicos, mas nenhum pode me informar sobre isso, portanto eu teria que conhecer alguém que atuasse na área. Não é um assunto curto que fica restrito à química, mas se estende à psicologia, história, entre outras. Enfim, encontrei arquivos em pdf e outros sites que tem dentistas contra o flúor e outros renomados de uma grande associação a favor. Não puderam me esclarecer por conta de ter informações negativas e positivas quase que na mesma proporção, então prefiro não beber água com flúor. Escovar os dentes sim, claro, mas engolir flúor nem pensar!" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário