sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Antigamente apanhávamos de tudo!

Estive pensando no quanto as coisas mudaram da minha adolescência até os dias atuais. E o mais assustador é que além de terem evoluído, as coisas antigas acabaram sumindo da mídia, óbvio! Hoje em uma só semana temos contato com informações mais que o dobro nos anos de 1989-92, por exemplo. 
Me lembro de quando ganhei um video-game usado, eu me divertia, era um Atari. Muitas pessoas na mesma rua tinham esse ou um outro semelhante. Eu me sinto um senhor relembrando isso! Se comentarmos sobre esse game com um adolescente hoje em dia, ele nem imagina direito como era jogar isso, de tão grande a evolução nos games. Algumas músicas eletrônicas, eram tão ruins ao meu ver, que nem eu mesmo gostava. Nem lembro que ritmo era a maioria delas. Sei que era chato. Pra ser mais estranho, escutávamos rádio ou fita cassete (Espero ter escrito corretamente). Se escrevi errado, considere então: "Era fita cassete cacete!"  
Que horrível era tentar achar alguma música específica naquilo! A tecnologia atual trouxe muita mordomia, eu passava mais de 1 minuto as vezes, procurando certa música. Hoje em dia nesse tempo conseguimos gravar um cd! 

Por falar em música, em 95 ou 96, trocando de rádios escutei uma música eletrîonica que me chamou atenção, era mais violenta, mais pesada em vez de muito "nhenhenhê" e putz-putz. Foi aí que conheci o Prodigy. 
Estava na moda curtir underground, meus amigos todos curtiam, eu até escutava, mas de nariz torto. Fui o primeiro a começar a curtir essa banda na minha vila. Logo a banda ficou conhecida por todos. Não ganhei nada com isso, inclusive perdi, pois muitos queriam meus cds emprestado! 
Era tenso pra ir em alguma balada, havia sempre o medo de encontrar punk, skinhead, neonazistas, e fãs de Wu-Tang Clan. Seria treta na certa, aliás, com o meu tamanho, seria ossos quebrados, na certa!

Lembro que em certo tempo após o estouro do Prodigy (foto ao lado) em São Paulo, começou a ser quase um estilo e Wu-Tang também.  Mas aí eu já estava um pouco "maior", bem pouco. Então não apanharia atoa. Mas uma vez quase, pois o cara tinha o dobro do meu tamanho. Fora isso haviam tretas fúteis, uma vez um punk veio arrumar treta por causa da minha camiseta escrito Prodigy. Coisa que hoje em dia ninguém vê, atualmente uma camiseta de banda não faz com que seu dono apanhe. Claro, se for uma banda que não tem preconceitos contra raças. Lembro também das "intimações de ideologias", tínhamos que saber o significado de piercings, cadarços, corte de cabelo, símbolos, etc. Caso contrário seríamos excluídos como "modinha" ou teria briga em certos casos. 

Mesmo tendo riscos, não foi tão ruim, isso certamente ensinou muitos a ter uma certa crítica sobre muitas outras coisas. A ter uma posição, ideologias, atitudes fortes, comportamentos marcantes, etc.

Já hoje em dia muitos jovens não tem nenhuma posição ideológica que realmente seja útil, não tem posição política, usam certas roupas só por usar, cultuam bandas que sem seus instrumentos musicais não são nada além de meninos ultra-coloridos, mas que não são clubbers.


As coisas mudaram muito no planeta inteiro, enquanto estava acontecendo a 2ª Guera Mundial, os rebeldes intelectuais eram criticados negativamente pela maioria. No fim da década de 70, os movimento punk surgiu e  enfrentou criticas, lutou contra o sistema e muitos do movimento ainda lutam. Na década de 90 o movimento clubber levando adiante sua ideologia PLUR - Peace, Love, Union and Respect, entre aspas, pois eu vi muitas e muitas brigas entre clubbers. "Skatistas" eram os principais rivais de clubbers, então mais gente contra! Fora isso outros vários estilos que não citei, mas tinham fortes ideologias, Headbangers, hippies, góticos, cyber punk, grunges e todas as vertentes que conhecemos como facções, uniões, etc.

Atualmente os adolescentes curte happy rock e o novo emocore, que em vez de falar de sentimentos em geral, acham que devem apologizar a melancolia e o choro sem motivo aparente. O ruim nisso tudo é que o estilo não está restrito a uma faixa etária de 12 a 16 anos, afinal de contas vejo por aí marmanjos no estilo emo ou de happy rocker, com mais de 20 anos de idade.  Acredito que grande parte dos votos que Vosso Excelentíssimo Deputado Federal Tiririca ganhou, foi por conta deles. E tenho motivos pra dizer isso. 
Hoje um emo ou colorido pode andar tranquilamente pelas ruas que não corre riscos, talvez por isso sejam tão imaturos, por que pra eles tudo - tanto faz! Inclusive passar mais de 10 anos numa escola, aprender escrever e depois tentar aprender a escrever errado. Sim, mais errado do que eu escrevo, eu sei!

Vejam isso pra ter noção do que falo:

Okay , okaay , noom vou me rotulaar !’
Tipoow o probleema de hoje em dia é qe existeem muitoos POSERS qê se ‘asham’ os EMOS , e saeem defamaando o estilo como se fizessem parte delle ou slá oqe elles peensam ¬¬º
taabom confesso , soou emo xD   Emos dêem créditoos ao estilo , noom deisheem com qê o PRECONCEITO beesta acabee com a tua vontade , confesso qê soou descriminada pello fato de na famíllia toda dou a ÚNICA qê curte o estilo de msc e taal’z , minha irmã escuta algumas bandas Emo Core , maix ella nom SER emo , taabom CALEY =X
(Copiado do blog de um emo)


Aí que eu me pergunto "como será o mundo daqui uns 10 anos?"
Sem parar pra "pesar" na mente dessas pessoas, imaginem como será tudo daqui 10 anos, sendo que happy rock, emocore e funk são estilos que vem crescendo entre a adolescência, quebrando fronteiras e chegando até pessoas que poderíamos julgar adultos?!

É de gente assim que os governantes precisam, pessoas que não ligam para o que acontece. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário