quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Cambucí e a Rota Gatronômica na RBCV





  O Cambucizeiro ou cambucí (Campomanesia phaea - Berg), tem um fruto apreciado por aves maiores e também pelo homem, é da família Myrtaceae, a mesma família a qual pertencem jabuticaba, araçá, gabiroba, cambucá,  goiaba, pitanga e também os Eucaliptus spp, que naturalmente são endêmicos da Austrália. O Cambucí ocorre naturalmente em poucas áreas no Rio de Janeiro e, grande parte na Serra do Mar de São Paulo. Segundo alguns pesquisadores, seu fruto já era utilizado pelos bandeirantes, daí a origem do bairro Cambucí na cidade de São Paulo. Um uso já tradicional é curti-lo em cachaça, muitas pessoas que talvez acham que não viram esse fruto, podem tentar se recordar de garrafas de frutos curtidos, se já viu vários, provavelmente já viu o Cambucí. 


(Ilustração Maria Cecilia Tomasi)

Em minha região, os frutos amadurecem entre maio e abril, normalmente, mas de acordo com relatos, na região de Paraibúna - SP, frutificam no mês de novembro também. 
Meu pai plantou uma muda há 3 anos, na região de Paula Cândido - MG, em fevereiro a árvore já estava com frutos maduros e flores. Quando retornou no mês de julho, ainda estava com flores e frutos amadurecendo. Enquanto isso, um cambucizeiro também estava com frutos aqui em Ribeirão Pires - SP. Coisas para se estudar. 
Talvez haja uma influência do micro-clima. O Cambucí é uma espécie secundária tardia, mas que resiste plantio em áreas abertas. Plantando-o em área aberta, com poda de crescimento, talvez seja o que facilite muito e adiante esse processo.  

Normalmente quando estou trabalhando com monitoria ambiental e surge assunto sobre o cambucí, costumo perguntar quem já provou o fruto, normalmente menos de 25% das pessoas já provaram, quando pergunto sobre o suco, aumenta um pouco essa porcentagem. Mas as oportunidades não faltam. E em breve...
              
           A Rota Gastronômica do Cambuci, é uma iniciativa da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV-CSP, Associação Holistica de Participação Comunitária Ecológica – AHPCE, Instituto H&H Fauser para o Desenvolvimento Sustentável e a Cultura. Tem como príncipais objetivos difundir o uso do fruto, incentivar o plantio e a geração de renda a partir destas práticas. Essa rota é realizada entre os meses de março e setembro, nos municípios de Santo André, na vila de Paranapiacaba, em Rio Grande da Serra, Paraibúna, Salesópolis, Ilha Bela e São Paulo.  (Espero não ter esquecido de citar algum município) 

         Nos dias 16 e 17 de outubro, das 10h às 16hacontecerá a cerimônia de fechamento desta rota no Espaço Gourmet do Mercado Municipal, situado na Av. Cantareira, 306 - Pq Dom Pedro II. Neste evento será entregue o Prêmio Cambucí de Sustentabilidade, além de aulas voltadas ao preparo de preparo de doces com o fruto. Para as aulas, é necessário inscrever-se através do telefone: 3228-6363.  Confiram! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário